O relatório anual da Greener, divulgado no início deste mês, trouxe dados animadores sobre o mercado fotovoltaico de geração distribuída. O estudo, que já é referência no setor, faz uma profunda análise da dinâmica do mercado e da performance das empresas atuantes, nos últimos 12 meses. Com o objetivo do de mostrar aos atuais e futuros empreendedores os desafios vividos por uma empresa atualmente, foram apresentadas diversas informações estratégicas para o mercado a fim de torná-lo mais eficiente e competitivo, acelerando o desenvolvimento do setor fotovoltaico no Brasil.
A pesquisa contou com a participação de 454 empresas integradoras de todo o país, de todos os portes e idades, chegado a uma amostra heterogênea e confiável do mercado. Os principais pontos observados foram:
– Redução média de 29,41% dos preços de sistemas fotovoltaicos ao cliente final nos últimos 12 meses;
– Crescimento do volume comercializado de sistemas fotovoltaicos. Somente em 5 meses de 2017 foram comercializados quase o mesmo volume de 2016;
– Melhora da atuação comercial das empresas integradoras, elas estão potencializando suas forças de venda;
– Aumento do volume de negócios num ritmo mais acelerado do que 2016. As empresas estão fazendo mais que o dobro de negócios do que no último ano;
– Em 5 meses do ano o setor de geração distribuída fotovoltaica movimentou mais de R$450 milhões.
Para entender melhor o estudo, selecionamos abaixo os mais importantes itens levantados e devidamente ilustrados. Acompanhe!
Mercado de Geração Distribuída
Entender a dinâmica do mercado é um fator importantíssimo, bem como os possíveis desafios encontrados pelos empreendedores. A concorrência é um fator primordial para que sua empresa consiga se diferenciar dentro do setor e amadurecer. Veja quais foram os principais desafios pontuados pelas empresas com relação à concorrência.
Com um mercado mais maduro, começa a ficar evidente que os desafios em relação à concorrência não estão somente ligados a preços baixos e de qualidade inferior nos equipamentos utilizados. Importante mencionar que mesmo diante de um cenário de grandes desafios o mercado continua com boas expectativas para os próximos anos.
Vendas
Apesar de um significativo avanço nas vendas de sistemas fotovoltaicos em 2017, a grande maioria das empresas ainda sofre com um baixo volume de vendas. Porém o mercado de maneira geral aumentou significativamente sua força comercial, com relação aos dados levantados em janeiro deste ano, o volume médio de propostas e vendas mais que dobrou nos últimos 6 meses, uma evolução importantíssima para o setor.
Preços
Observou-se uma forte queda do preço final pago pelos clientes, puxados pela diminuição dos preços de equipamentos fotovoltaicos no mercado internacional. Destaque para a acentuada queda dos sistemas comerciais. Além disso, notou-se que os preços de equipamentos não foram os únicos responsáveis pela queda de preço para o consumidor. Os custos de integração também caíram, mostrando que as empresas integradoras estão ficando mais eficientes em seus processos.
Importação e Comercialização
A Greener analisou os volumes de importação, comercialização e conexão à rede de sistemas fotovoltaicos em geração distribuída no Brasil.
Os números são positivos, pois mostram que o mercado acelerou nos 5 primeiros meses de 2017, quase alcançando os volumes totais de 2016. Isso indica que apesar das dificuldades encontradas, o mercado está procurando soluções para se desenvolver de maneira rápida.
Os números de conexões à rede se mostram mais uma vez abaixo do esperado já que grande parte dos sistemas não estão sendo conectados à rede. Isso se deve a vários motivos, tais como expansão de sistemas já conectados à rede e instalações de sistemas de baixa geração em grandes cargas. Isso desmotiva o acessante a dar entrada no processo de conexão à rede (ainda muito burocrático).
Ficou interessado no assunto? O relatório completo está disponível aqui para download, com diversas informações estratégicas a respeito do mercado fotovoltaico de geração distribuída. Clique e fique por dentro das novidades!
*Com informações do portal e relatório Greener