Skip to main content

Geração de energia solar no Brasil deve crescer 67% em 2021

A geração de energia solar no Brasil deve crescer 67% em 2021. Os dados são do Boletim Mensal de Energia, produzido pelo Ministério de Minas e Energia. O documento aponta que a energia solar produzida no país deve chegar a 18 terawatts-hora neste ano, contra 10,7 terawatts-hora produzidos em 2020.

Ao comentar o boletim, o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia, André Osório, destacou que a produção de energia solar no Brasil deve se expandir ainda mais nos próximos anos.

O boletim também aponta uma expansão de 23% na produção de energia eólica em 2021 — crescimento também considerado expressivo pelo ministério. Esse tipo de produção elétrica deve chegar a 70 terawatts-hora neste ano.

A crise de chuvas que atingiu o país este ano diminuiu em 10% a produção de energia hidrelétrica, que é a principal fonte de eletricidade na matriz brasileira. Por isso, as usinas termelétricas a carvão precisaram ser acionadas para compensar a demanda. Esse tipo de produção, que é mais cara e poluente, cresceu 10% em 2021.

O professor Thiago de Oliveira Alves Rocha, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), não acredita que as energias sustentáveis vão substituir a produção termelétrica. Para ele, no entanto, a expansão das produções solar e eólica vai diminuir a dependência do Brasil de fontes poluentes.

Atualmente, a capacidade de geração de energia no Brasil supera os 180 gigawatts de potência.

fonte: Agência Brasil – Rádio Agência Nacional

%d blogueiros gostam disto: