A meta é que a competição reúna instituições e universidades na América Latina. Deste modo, futuramente, o DSB pode corresponder a uma das etapas de um circuito internacional.

O Desafio Solar Brasil é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), por meio do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), em conjunto com a Prefeitura de Búzios.
A expectativa dos organizadores é atrair, a cada edição, equipes representantes de diversas instituições educacionais e de centros de pesquisa do mundo inteiro. Criando uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimento e experiências sobre energia solar em um ambiente mais amigável que competitivo.
A edição do DSB de 2018 aconteceu entre os dias 10 a 16 de Setembro, na Orla Bardot, Armação de Búzios na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A CAMPEÃ do Desafio Solar Brasil de 2018!!

Para quem ainda não conhece, o Projeto Solares é um projeto de extensão interdisciplinar da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A missão da equipe é explorar as aplicações para energia solar e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Além do barco movido à energia solar, no Solares também são desenvolvidos projetos sociais. Estes projetos levam conhecimento sobre energia solar para alunos do ensino fundamental.
Com o apoio da Solsist Energia desde 2017, que doou os quatro painéis fotovoltaicos e o controlador de carga da embarcação, a Equipe Solares desenvolveu o primeiro barco solar do Espírito Santo.
Na primeira participação no Desafio Solar Brasil, em 2017, o time conquistou o quarto lugar. Classificação muito importante para uma equipe iniciante do desafio. Naquele ano a equipe conseguiu terminar todas as provas!
O barco solar foi projetado com quatro painéis solares de 260Wp e quatro baterias, totalizando 1,5kWh de energia armazenada. E sim! Toda a energia utilizada na recarga das baterias vem do Sol. O intuito do projeto é mostrar que é possível utilizar apenas energia solar para navegar.
A participação no Desafio Solar Brasil de 2018 foi um sucesso e o trabalho dos alunos foi recompensado! O barco, com o nome de “Poente”, este ano estava com mais sensores e mais eficiente do que a versão do ano anterior. Além disso, o planejamento e a dedicação da equipe fizeram com que o barco brilhasse em Búzios, o que coroou a equipe com a medalha que mais combina com ela.. A de OURO!

Sim!!! A equipe do Projeto Solares levou o 1º Lugar do Desafio Solar Brasil 2018!!!
A Solsist Energia que sempre acreditou no potencial da equipe Solares parabeniza pelo resultado de 2018! Ações como estas demonstram, cada vez mais, como a energia solar pode transformar vidas!
E ainda pensando na #EnergiaQueTransforma é que mais uma vez vamos levar o conhecimento para outras pessoas por meio dos nossos treinamentos:
Curso de Projetista de Energia Solar da Solsist em parceria com o Projeto Solares em Vitória/ES
A Solsist Energia tem vasta experiência no mercado fotovoltaico e já desenvolve treinamentos na área desde 2015. Os cursos trazem a vivência do setor para a sala de aula e já capacitaram mais de 800 alunos pelo Brasil.
A próxima edição acontecerá em Vitória/ES em parceria com a Equipe Solares. Rafael, membro da equipe, explicou um pouquinho sobre o barco, nossa parceria e o curso durante o Desafio Solar Brasil 2018. Confere aí:
No curso que iremos ministrar em Vitória você irá aprender a projetar e dimensionar sistemas de energia solar fotovoltaica on grid e off grid. Também irá entender como funciona o mercado e o passo a passo da documentação para a aprovação na concessionária.
Informações sobre o curso:
Data: 26 e 27 de Outubro
Horário: 08 às 18:00h
Carga horária: 18h
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória/ES. Prédio da Engenharia Mecânica – Auditório do CT 3
E você? Gostou do resultado do Desafio Solar Brasil 2018? Então compartilhe essa notícia em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esta iniciativa. =D