Skip to main content

Como valorizar um imóvel com energia solar fotovoltaica

Que tal valorizar seu imóvel com a aquisição de um sistema fotovoltaico? Ainda hoje há muitas dúvidas em relação a esse assunto, parece muito inalcançável possuir um sistema solar em um imóvel, mas vamos te mostrar que é bem mais simples do que parece.

Especialistas da Maya Energy, maior startup do Brasil no setor de Energia Solar Fotovoltaica, afirmam que, como todo bom investimento, a energia solar também pode trazer grandes benefícios, tornando ele mais atrativo, ainda mais em tempos de escassez hídrica no Brasil.

Por isso falaremos de todas as vantagens de adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica para o seu imóvel. Boa leitura!

Como funciona o sistema de energia solar

Nesse sistema, durante o dia, a luz do sol é captada pelos painéis solares e é transformada em energia elétrica de corrente contínua.

Essa corrente vai para o inversor solar, responsável por gerenciar a energia e por transformar a corrente contínua, em corrente alternada, que é a mesma energia que você recebe da concessionária de luz da sua região.

Após passar pelo inversor, a energia produzida pode alimentar os aparelhos eletrônicos e de luz do seu imóvel.

É importante destacar que esse sistema também consegue operar em dias nublados e chuvosos, mas, obviamente, ele não produzirá a mesma quantidade de energia como nos dias de sol forte.

À noite, usa-se a energia elétrica vinda da concessionária, quando o sistema solar não consegue captar luz solar.

Incentivo governamental

Geralmente, o sistema solar produz mais energia do que é necessário, gerando um excedente que é injetado na rede elétrica. 

Esse excedente, por sua vez, será transformado em crédito pela concessionária local.

Diante da crise do sistema elétrico tradicional, o governo vem estimulando o uso das energias alternativas. Sendo assim, foram criados incentivos fiscais.

A regra permite que os consumidores substituam o consumo da energia elétrica tradicional, por energia própria, e ainda prevê a concessão de créditos pela produção excedente.

Esse crédito será usado para diminuir os gastos com a energia elétrica fornecida pela concessionária. Até porque, mesmo possuindo painéis de energia solar, você ainda vai precisar usar energia elétrica fornecida pela concessionária de energia local.

Para que você possa instalar o sistema solar na sua residência, é preciso aprovação da concessionária de energia local. Ao ser aprovado o projeto, a empresa fará uma inspeção final e vai trocar o medidor elétrico por um medidor bidirecional.

Esse medidor bidirecional vai registrar tanto a energia que você produziu e foi injetada na rede elétrica, quanto a energia utilizada pela própria concessionária.

Sendo assim, o excedente produzido pelo seu sistema em dias de emissão de luz solar forte, serão usados para abater valores da sua conta de luz, proporcionando uma grande economia na sua conta.

Como valorizar seu imóvel

Quando você opta por instalar um sistema de energia solar fotovoltaico, você está agregando valor ao seu imóvel.

Digamos que esse sistema é um investimento, que com o passar dos anos tende a valorizar ainda mais e a render lucros.

Os benefícios já são percebidos no primeiro mês, com uma redução na conta que pode chegar até a 98%.

O investimento inicial é bem acessível, o retorno desse investimento é garantido e a energia é limpa e sustentável.

Vantagens de usar energia solar fotovoltaica

1. Contribui para o meio ambiente

As fontes de energia tradicionais e mais usadas atualmente são consideradas poluentes, pois emitem gases que acabam indo para a atmosfera que, por sua vez, provocam o efeito estufa e o aquecimento global. 

Por isso, é importante fazermos escolhas ecológicas pensando no bem da natureza.

A energia solar é a melhor opção de energia, que além de trazer benefícios financeiros e ser um recurso renovável e inesgotável, também contribui para a manutenção da natureza, diminuindo os impactos contra ela.

2. Baixo custo de manutenção e alta vida útil do equipamento

A vida útil do sistema solar pode superar os vinte e cinco anos, e o payback, ou seja, o retorno do investimento inicial, acontece em aproximadamente 7 anos.

Para garantir uma longa vida útil, é preciso fazer manutenções preventivas de tempos em tempos.

Os procedimentos de manutenção são simples, sendo preciso fazer uma limpeza nas placas solares a cada 4 meses, ou sempre que houver muita chuva, ou poeira.

Manter as placas limpas é importante para que elas trabalhem com total eficiência. Os demais detalhes que demandam manutenção são as proteções elétricas, o inversor, cabos, ligações e baterias. O valor para realizar a manutenção, gira em torno de 0,5% do investimento inicial.

3. Fim dos reajustes na conta de luz

A maior parte das casas no país é abastecida por concessionárias que produzem energia a partir de hidrelétricas. Por causa desse sistema, constantemente, acontecem reajustes nas tarifas para os consumidores.

Sendo assim, optar pelo sistema de energia solar, é também optar por ter maior liberdade e controle financeiro.

4. Economia de recurso

Imagine poder usar os eletrodomésticos sem se preocupar com o valor da conta de luz? É exatamente esse conforto que o sistema de energia solar fotovoltaico oferece.

Ao produzir sua própria energia, você fica protegido dos altos e baixos da conta de luz e, também, das bandeiras tarifárias que são criadas pelo governo.

5. Os equipamentos podem ser reciclados

A matéria-prima usada para fabricar os painéis solares e condutores vêm de materiais recicláveis. 

Sendo assim, após atingir a vida útil, o sistema solar fotovoltaico pode ser descartado para ser reaproveitado, contribuindo ainda mais para a manutenção do meio ambiente.

6. Valorização do imóvel no mercado

A tendência no mercado imobiliário é que, imóveis com sistema de energia solar sejam valorizados em até 20%.

Ao implementar esse sistema, você tornará seu imóvel ainda mais desejável.

Um imóvel que tem seu próprio sistema de energia ganha a preferência de quem está buscando um lugar para morar e costuma ser vendido rapidamente.

Conclusão

Agora que você já conhece as vantagens do sistema de energia solar fotovoltaica, como é simples de mantê-lo e como ele pode valorizar seu imóvel, está na hora de começar a usufruir dos benefícios de se ter energia solar fotovoltaica em sua residência ou comércio/empresa.

Valorize seu imóvel adquirindo um sistema sustentável, cuja fonte é inesgotável, que contribui para o meio ambiente e para sua economia.

fonte: Jornal Contábil

%d blogueiros gostam disto: