Skip to main content

CADEIA DE VALOR DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL

No âmbito do Projeto Plataforma de Colaboração para a Difusão e Implantação de Iniciativas de Apoio
às Micro e Pequenas, fruto de parceria firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), foram realizados cinco grandes estudos técnicos sobre cadeias de valor estratégicas para a indústria nacional. Uma delas é a de Energia Solar Fotovoltaica (ESFV), objeto deste documento.

A ESFV é uma fonte de energia limpa, que aproveita a radiação solar para gerar eletricidade, de forma distribuída ou centralizada. Nos próximos anos, esse tipo de energia deve crescer e se fortalecer, no Brasil e no mundo. O barateamento da tecnologia, a crescente preocupação com o meio ambiente, a abundância do recurso solar em muitos pontos do planeta e a melhoria da eficiência dos materiais utilizados pela indústria são alguns dos fatores que contribuirão para a difusão da ESFV.

Esse prognóstico, contudo, não elimina os desafios, especialmente para os pequenos negócios. É nesse cenário que se insere o Projeto Plataforma. Ao reunir informações sensíveis sobre o segmento, estruturá-las, apontar tendências e traçar projeções, o Projeto contribui para o fortalecimento da rede de apoio necessária ao salto quantitativo e qualitativo que se espera por parte das empresas que compõem a cadeia nos próximos anos.

O Projeto Plataforma se configura em uma das principais ferramentas auxiliares ao planejamento de intervenções em prol dos pequenos negócios, considerando um cenário de crise, em que o diferencial competitivo das micro e pequenas empresas – e também dos microempreendedores – será cada vez mais decisivo.

Esperamos que as próximas páginas sejam inspiradoras e que tragam insumos para a elaboração de planos de ação locais e regionais. Boa leitura.

Estudo-energia-fotovoltaica >> clique aqui para baixar o estudo completo em pdf

fonte: SEBRAE

%d blogueiros gostam disto: